#3 Norte a Sul, sotaques, palavrões e confusões (do catano, digamos assim!)
Como provavelmente (não) sabem, tive uma viagem inesperada que me levou ao core do Português-Padrão, para uma Lisboa que se trata por saber menos que esperava. Esperava eu que fosse compreendido no meu estilo atípico... Que não é só sotaque, é um background cultural que trazes contigo, pela tua religião que é a tua região! Sendo minhoto de feição e vimaranense de coração, nunca descurei o facto de que poderia conquistar o "Sulismo" com a minha dose Nortenha e Afonsina e, por mais vergonha que possa ter em enfrentar as feras, arrisquei. E arrisquei bem... Bem, digamos que... Mais ou menos, nem tudo foi assim tão simples. E para quem gosta de simplicidade, enganem-se pois existe mais do que um Portugal dentro deste pequeno mas valiosíssimo território! Tudo começou pelo calão ou, em termos grossos como o sal, o palavreado caro a muita gente - as valentes caralhadas (não poderia pôr isso de forma menos penosa, daí o itálico ) que suscitaram o interesse dos mais incautos ...

